Sobre o Circuito Cicloturismo

O ponto forte do circuito é a estrutura oferecida aliada as riquezas ambientais do Vale Europeu. É o primeiro roteiro brasileiro, planejado e organizado com o intuito de oferecer, especialmente ao ciclista, uma experiência inigualável.

O circuito foi planejado para ser feito em sete dias, porém esse mesmo trajeto pode ser particionado. Assim, fica a sua escolha fazer o roteiro completo, a parte baixa ou a parte alta.

A rota completa tem aproximadamente 300 quilômetros, passando por nove cidades do Vale Europeu, composta por vias de terra envoltas a campos, plantações, cachoeiras e florestas que mais atraem os visitantes da região. Há caminhos largos e outros tão estreitos que se perdem em meio a mata.

Um dos fatores mais elogiados pelos ciclistas, que todos os anos visitam o circuito é que a cada 50 quilômetros o cicloturista encontra pousadas, hotéis ou alojamentos nos quais são oferecidas as delícias como queijos, produzidos por descendentes de italianos, bolinhos de carne e até café colonial, bem tradicional na localidade.

O ciclista também recebe o passaporte do circuito que o orienta pelo guia e por setas amarelas distribuídas pelo percurso. Como um passaporte de viagem o documento é carimbado em cada parada e em Timbó quando retorna ao início recebe um certificado. O documento é a prova da determinação de percorrer um circuito que deixou na memória uma linda e inesquecível recordação.

Conheça um pouco mais das cidades percorridas durante o circuito de cicloturismo.